cabecario

Entrar

Atualizado 1:33 PM, 10/13/2019

Notícias

Encerra mandato da Diretoria da AFAI eleita para o biênio 2017/2018

Comunicamos aos nossos filiados, que o mandato da Diretoria da AFAI eleita para o biênio 2017/2018 (foto anexa) se encerra na data de hoje, 28 de fevereiro de 2019.

A partir do dia 1 de março de 2019 a gestão da AFAI ficará a cargo de uma Diretoria Provisória formada por quatro membros do Conselho Superior, Srs. Abílio Martins, Evander Lopes, Raimundo Camelo e Sra. Telma Lima.

No comunicado em anexo, o filiado terá maiores detalhes sobre a gestão provisória.

Agradecendo a todos aqueles que colaboraram com a AFAI durante a nossa gestão desejamos sucesso aos novos dirigentes.

Respeitosamente,

Paulo Rocha

AFAI

#SomostodosIpu

  • Categoria: Notícias

Solicite sua filiação à AFAI-IPU

seja filiadoA Associação dos Filhos e Amigos do Ipu – AFAI, fundada em 31 de Julho de 2002, é uma das principais vozes em prol do município do Ipu e da comunidade ipuense, visa a preservação do seu patrimônio histórico, cultural e ambiental, bem como a minimização e/ou solução dos seus diversos problemas, especialmente junto aos mais carentes;

  • Categoria: Institucional

17ª. Festa do Reencontro da AFAI

"Quanto riso, oh quanta alegria".

A Praça da Igrejinha do Quadro ficou pequena para o grande público que compareceu a 17ª. Festa do Reencontro dos Filhos e Amigos do Ipu.

Conseguimos superar a meta para um dos principais objetivos da AFAI que é promover o congraçamento entre filhos e amigos do Ipu.

A 17ª. edição da Festa do Reencontro, ficará marcada na história da AFAI e do Município pelo registro de um dos maiores públicos (se não o maior) da história da festa que faz parte do calendário oficial de eventos da cidade.

O registro de um grande número de ipuenses residentes fora do município do Ipu, do estado do Ceará e até do país foi uma prova de confiança depositada no trabalho realizado pela diretoria da AFAI.

E uma recompensa para nossos abnegados dirigentes que realizam um trabalho em prol do município e da sua comunidade, com o objetivo apenas de servir, livre do desejo de obter resultados ou qualquer outra condição.

HOMENAGEADOS PELA AFAI - SOLENIDADE

Parabenizamos e agradecemos aos familiares dos Senhores Francisco Gonçalves Martins (“seu Fransquim do licor”), Luís Pessoas Aragão (Boy), Antonio Humberto Aragão e Silva (Bertim), José Lopes Martins e Valdemar Ferreira de Carvalho pelo brilho que deram ao evento.

A AFAI, com a colaboração dos homenageados e seus representantes, conseguiu realizar uma solenidade leve dentro do tempo estabelecido em comum acordo entre diretoria e participantes da solenidade.

PARTE SOCIAL - SHOW MUSICAL
Mais uma vez a AFAI prestigiou os músicos ipuenses e eles provaram que esbanjam talento.

Carlos Gil, Banda Novo Som Maior e Carlinhos Sampaio com seu forró raízes do Sertão, fizeram apresentações musicais de alto nível.

SHOW DE CIVILIDADE
A festa se desenrolou na mais perfeita ordem, sem nenhum registro de ocorrência.

AGRADECIMENTOS

-Prefeitura Municipal de Ipu na pessoa do Prefeito Sérgio Rufino, pelo valioso apoio
-Paróquia de São Sebastião na pessoa do Padre João Batista pela abertura da igrejinha do Quadro
-Ipunet Telecom (que esteve com um belo stand na praça disponibilizando WIFI grátis ao público presente) Água Mineral Acácia e Bio Extratus Ceará pela parceria.
-Aos deputados Sérgio Aguiar e Denis Bezerra pelas doações feitas a AFAI

Um agradecimento todo especial ao público presente pelo protagonismo no sucesso alcançado na 17a. Festa do Reencontro da AFAI.

Paulo Rocha
Diretoria
AFAI
#SOMOSTODOSIPU

  • Categoria: Notícias

ATRAÇÕES MUSICAIS - 17ª. Festa do Reencontro da AFAI

A parte social da festa, será animada por músicos da terra.

Pela ordem as apresentações:

BANDA CARLINHOS SAMPAIO & RAÍZES DO SERTÃO
Equipe composta por no mínimo sete profissionais, sendo dois vocalistas, um baixista, um guitarrista, um percussionista, um baterista e um sanfoneiro. Repertório com o melhor do forró tradicional pé de serra. Show com duração de até 2 horas;

CARLOS GIL -Cantor, Compositor e Violonista.Formação solo, voz e violão.
Na oportunidade o cantor Carlos Gil fará a interpretação da música de autoria própria, FILHO AUSENTE acompanhado pela Banda Novo Som Maior. Um pouco mais tarde, no momento em as bandas fizerem a transição o cantor Carlos Gil retornará fazendo um show de 30 minutos;

BANDA NOVO SOM MAIOR
Equipe composta de pelo menos 12 profissionais, sendo dois vocalistas, um tecladista, um baixista, um guitarrista, um baterista, um saxofonista, um trompetista, um trombonista, um percussionista e dois assistentes de palco. Repertório Versátil, com músicas que marcaram as décadas de 60, 70, 80 e 90. Show com duração de até 3 horas

 
AFAI Diretoria

#SomostodosIpu.

  • Categoria: Notícias

AÇÃO SOLIDÁRIA

17a. Festa do Reencontro dos Filhos e Amigos do Ipu
19 de janeiro de 2019
AÇÃO SOLIDÁRIA
Na edição da 17a. Festa do Reencontro, a AFAI estará promovendo uma Ação Solidária para arrecadação de alimentos não perecíveis.
Os alimentos arrecadados serão doados para os Projetos Sociais desenvolvidos pelo Padre João Batista na Paróquia do Ipu.
A igrejinha do Quadro estará aberta para visitação e para receber as doações dos filhos e amigos do Ipu na noite da Festa do Reencontro.
Contamos com a sua presença e sua doação.
Compartilhe essa ideia.
AFAI -Associação dos Filhos e Amigos do Ipu
Entidade de Utilidade Pública do Ipu
Lei 240/2009
#Somostodossolidários

  • Categoria: Notícias

SOLICITAR A EMISSÃO DO SELO ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE IPU

Em 2020, Ipu completará 180 anos de emancipação política.

Vamos comemorar essa data em grande estilo!

LANÇADA A CAMPANHA PARA SOLICITAR A EMISSÃO DO SELO ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE IPU, JUNTO A EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS.

Colaborador : Olívio Martins

PASSO A PASSO

1)Acesse o site dos Correios www.correios.com.br

-clicar no ícone Filatelia

-ir na opção Emissões>Sua ideia pode virar selo.

2) Fazer seu cadastro (se não tiver)

3) Depois, aparece na tela: sua ideia pode virar selo: pôr o E-mail e senha do cadastro.

4) Aparece em seguida, proposta do selo,- Digitar: Estação Ferroviária de Ipu.

5) Justificativa : escrever o seguinte texto:


A Estação Ferroviária de Ipu foi construída em 1894 e foi de grande importância para o desenvolvimento econômico, social, político, arquitetônico e cultural do Município.

De beleza rara, é a única no Ceará onde o trem passa inteiro dentro da gare.

A emissão do selo em tela vai fazer parte dos festejos dos 180 anos de emancipação política de Ipu no dia 26 de agosto de 2020.

6) Ano proposto para a emissão : 2020

7) Enviar

Prazo final : 30 de novembro de 2018

  • Categoria: Notícias

17ª Festa do Reencontro da AFAI

19 de janeiro de 2019 - Praça da Igrejinha do Quadro

Homenageados pela AFAI

Troféu Iracema e Comenda Monsenhor Moraes.

  • Categoria: Notícias

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÃO 2019/2020

A ASSOCIAÇÃO DOS FILHOS E AMIGOS DO IPU – AFAI, Entidade de Utilidade Pública do Município do Ipu-Ce. (Lei 240/2009 de 09.09.2009), através de sua Diretoria, devidamente representada pelo seu Presidente, Francisco Paulo Rocha de Oliveira, em consonância com o estabelecido pelo Estatuto Social da Associação dos Filhos e Amigos do Ipu, convoca todos os associados para participação no processo de eleição para Diretoria, Conselho de Ética e Conselho Fiscal, Gestão 2019/2020.

  • Categoria: Notícias

Festa do Reencontro 2019

Troféu Iracema e Comenda Monsenhor Moraes

Todos os anos a AFAI com base no artigo 49 do seu Estatuto, homenageia Filhos e Amigos do Ipu "que se destacaram nos aspectos, sócios - cultural e atividades afins, bem como a pessoas que prestaram relevantes serviços a esta Associação ou ao município de Ipu".

O processo de escolha se divide em duas etapas:

  • Categoria: Notícias

A CARÊNCIA DE PLANEJAMENTO NA CIDADE DE IPU

A CARÊNCIA DE PLANEJAMENTO NA CIDADE DE IPU INTERFERE DIRETAMENTE NA ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE URANA

A cidade de Ipu foi emancipada em 1840 e em pouco tempo de emancipação se transformou em uma das cidades mais rica e próspera  do Estado do Ceará e de certa forma uma das cidades mais bem planejadas com praças amplas, construções de avenidas e ruas largas e boa acessibilidade para o padrões da época. Praças enormes, calçadas com mais de 3 m metros de largura rebaixadas e as vezes com batentes que facilitavam muito a acessibilidade das  pessoas aos ambientes públicos. Inclusive um dos marcos históricos foi a construção da Praça de Iracema com um enorme muro de arrimo e que para muitos historiadores ainda hoje comenta-se que foi feito pra separar os Ricos dos Pobre e Negros. Mais independente da intenção, sua construção veio melhorar a Praça e lhe dar melhor condição de uso.

  • Categoria: Notícias

TEMPO

Parcialmente nublado

27°C

Ipu

Parcialmente nublado

Umidade: 66%

Vento 24.14 km/h

  • Tempestades
    03 Janeiro 2019 31°C 21°C
  • Tempestades
    04 Janeiro 2019 30°C 21°C

Cadastre-se para receber Newsletter

Seja nosso filiado

Seja nosso filiadoClique no Botão e Filie-se

A Associação dos Filhos e Amigos do Ipu – AFAI, fundada em 31 de Julho de 2002, é uma das principais vozes em prol do município do Ipu e da comunidade ipuense, visa a preservação do seu patrimônio histórico, cultural e ambiental, bem como a minimização e/ou solução dos seus diversos problemas, especialmente junto aos mais carentes;