cabecario

COMENDA MONSENHOR MORAES

  • Publicado em Notícias

16a. Festa do Reencontro da AFAI 

Biografia de Antônio Pereira de Farias

Antônio Pereira de Farias nasceu em Ipu-Ceará, na Fazenda Cajazeiras dos Souza, no dia 08 de julho de 1903. 
Descendente de tradicional família ipuense, filho de Bernardo Pereira de Farias e Margarida Josino Sousa.

No ano de 1924, casou-se com Francisca Pontes de Farias. Tiveram quinze filhos: Raimunda, Maria, Maria Mimosa, Antônia (Irmã Maria Isabel, freira Carmelita), Francisco(advogado), Margarida, Isabel(Eli), Antônio Milton (Médico veterinário), Raimundo (Engenheiro Civil), Francisco das Chagas (Engenheiro Agrônomo), Maia de Lourdes(Pedagoga), José de Anchieta (Médico), Maria Estrela, Maria Célia (Farmacêutica) e José.

Agropecuarista, possuía várias propriedades, na serra e no sertão, como Sítio Espinhos, onde criou quase toda a família, Fazenda Raposa, Sítio em Várzea do Giló e Macaco.

Residiu muitos anos na sede do município de Ipu, em uma casa na Praça São Sebastião, ao lado da Igrejinha do Quadro, hoje Rua Dona Maria Corrêa.

Homem de reconhecida visão, Antônio Pereira de Farias empenhou-se na educação dos filhos, na orientação para o trabalho. Foi um grande líder político, filiado, inicialmente, no Partido de Representação Popular-PRP, parceiro de seu irmão José Pereira de Farias.

Foi Vice-Prefeito de Ipu, compondo a chapa de Zeferino de Castro, no ano de 1959 a 1960. Em 1961 assumiu como Prefeito até 1962. Foi eleito prefeito em 1962, assumindo o poder municipal no ano de 1963 até 1966.

Antônio Pereira de Farias contribuiu relevantemente para o desenvolvimento de Ipu. Dentre as diversas realizações de sua administração, destacam-se: a instalação da Central Telefônica de Ipu, conseguiu energia elétrica de Paulo Afonso, por meio do então governador, Virgílio Távora, ampliando assim, o atendimento da energia, tornando-a diuturna, uma vez que, antes a cidade só contava com a energia elétrica de 18h00 as 22h00.

Reformou a praça central de Ipu, com inovação, construindo um belo lago. Em sua gestão, Ipu foi homenageada pelo prefeito de Fortaleza, Murilo Borges Moreira, com a Estátua de Iracema, inaugurada no dia 24 de julho de 1965. Conseguiu levar ao Ipu, o sistema de água encanada, que tanto elevou a qualidade de vida e saúde do povo ipuense.

Antônio Pereira de Farias foi exemplo de honradez para toda a sua descendência e também para o povo de Ipu, que sempre lhe dedicou admiração, respeito e gratidão. Foi aquele que fez brilhar a inteligência em favor do bem, dos desvalidos, da dignidade e da decência. Merecidamente, seu nome foi dado ao Estádio Municipal Antônio Pereira de Farias de Ipu e à Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Pereira de Farias, inaugurada no dia 25 de agosto de 2011, na gestão do então prefeito, seu neto, Henrique Savio Pereira Pontes.

Faleceu em 06 de dezembro de 1987. Por ele falam suas obras, seu amor ao trabalho, seu devotamento a Ipu, cidade natal, sua dedicação à família, seus relevantes serviços prestados à Pátria e à humanidade.

Antônio Pereira de Farias será cultivado na memória de toda sua descendência e do povo ipuense, como modelo de vida, retidão, dinamismo e mansidão.

Autora da biografia : Ayla Oliveira

TEMPO

Parcialmente nublado

24°C

Ipu

Parcialmente nublado

Umidade: 70%

Vento 20.92 km/h

  • Ensolarado
    21 Outubro 2018 32°C 20°C
  • Ensolarado
    22 Outubro 2018 33°C 20°C

Cadastre-se para receber atualizações